Neste texto, vamos te ajudar a definir as palavras-chave do seu artigo. Essas palavras podem ser as mesmas que você usou na sua tese, dissertação ou TCC. Se o artigo for a sua primeira publicação, você pode criar as palavras-chave a partir do texto.
Especifique!
A ABNT define “palavra-chave” como “Palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado”. Logo, as palavras-chave devem trazer uma ideia clara e específica do conteúdo do seu artigo. Sendo assim, você não deve usar palavras muito genéricas ou abrangentes.
Por exemplo, se o seu artigo trata dos “efeitos da creatina no rendimento de atletas profissionais“, creatina é um termo mais apropriado e específico do que suplementos. Isso porque ele delimita que se trata de um suplemento específico. Da mesma maneira, atletas profissionais, apesar de ter duas palavras, é um termo mais representativo e específico do que atletas, que pode incluir amadores ou profissionais.
Use sempre as mesmas palavras-chave!
Se você já publicou outro artigo sobre o tema, você pode repetir as palavras usadas. Ao contrário do que parece, isso não é um problema, pois você está aprimorando a mesma pesquisa. Porém, se alguns termos não fazem sentido no artigo atual, troque as palavras-chave.
Pense que a “palavra-chave” é uma palavra que funciona como uma chave para a compreensão do sentido da sua pesquisa. Ou seja, a chave é específica e única: só aquela chave abre aquela porta!
Quantas palavras-chave você pode usar?
A ABNT recomenda de 3 a 5 palavras-chave para os artigos científicos. Porém, a palavra-chave pode ser composta por mais de uma palavra, como os exemplos que demos acima. Isso também ajuda a especificar o conteúdo do trabalho. Vale lembrar que você precisa consultar as diretrizes de publicação da revista para a qual está enviando seu artigo.
Como formatar as palavras-chave do seu artigo?
As palavras-chave aparecem logo abaixo do resumo, depois da expressão “Palavras-chave:”. Elas são grafadas com inicial minúscula (com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos), separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Tem um texto aqui no blog sobre o uso da letra maiúscula.
QUEM ESCREVE?
Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Ela é também Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP e na UFSCar. Nesse período, orientou TCC e iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004). Hoje, ela é a responsável pelas revisões da Letraria.
1 Comentário. Deixe novo
[…] te dar algumas dicas para que você publique seu artigo científico! Aqui no blog, já lamos sobre artigo científico em vários textos. Em nosso canal do YouTube, você também encontra uma playlist […]