Carolina Maria de Jesus foi uma escritora fora dos padrões: cursou apenas os primeiros anos do ensino fundamental e aprofundou suas leituras com o material que encontrava no lixo. Além disso, sua escrita é carregada de verdade, luta, sofrimento e humanidade. Moradora da favela e mãe solteira, Carolina trabalhava duro para sustentar seus três filhos.

No verso dos cadernos velhos que encontrava, começou a escrever poemas, histórias curtas e diários breves sobre fatos políticos e sociais e, principalmente, sobre o cotidiano dos moradores da favela do Canindé, em São Paulo.

Aos 43 anos, foi descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, que a incentivou e a ajudou a publicar seus escritos. O primeiro deles, seu best-seller, foi Quarto de Despejo – Diário de uma Favelada, publicado em 1960 e lido na Europa, nos Estados Unidos, no bloco oriental e em Cuba. Em 1961, Carolina publicou Casa de Alvenaria e em 1963, Provérbios e Pedaços de fome.

Após sua morte, pesquisadores reuniram seus escritos e publicaram obras póstumas. São elas: Diário de Bitita (1986), Meu estranho diário (1996), Antologia Pessoal (1996) e Onde estaes felicidade (1977).

Em 2014, a Letraria e a Edições Me Parió Revolução republicaram a obra Onde estaes Felicidade?, incluindo textos originais de Carolina, sete textos de outros autores sobre sua escrita, um ensaio fotográfico denominado “Favela” (realizado em São Savério e no Parque Bristol) e fotos dos manuscritos originais da autora. Essa obra contou com a ajuda de Vera Eunice Lima de Jesus, a quarta filha de Carolina.

O livro é gratuito e está disponível em formato e-book. Desde sua publicação, Onde estaes Felicidade? já teve mais de 3000 downloads!

Baixe seu exemplar aqui: http://www.letraria.net/site/onde-estaes-felicidade/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nos bastidores da ciência: conhecendo o trabalho do cientista
Como elaborar um projeto de pesquisa?