“Mas ou mais?” é uma das dúvidas mais recorrentes entre os falantes da língua portuguesa. Por conta disso, esse é um dos erros mais comuns que se vê na linguagem escrita do dia a dia, principalmente nas redes sociais.
A grande diferença entre essas duas palavras não se resume à presença ou ausência da letra “i”. Aliás, essa diferença é quase imperceptível na fala, pois costumamos pronunciar “mais” quando queremos dizer “mas”. Porém, isso não é erro, pois a linguagem falada é mais livre e espontânea. Além disso, ela se relaciona às nossas características pessoais: local onde moramos, lugares que frequentamos, formalidade da linguagem que usamos… Enfim, há uma série de fatores que determinam o modo como as pessoas falam!
O importante é que na escrita a gente consiga diferenciar as palavras mais e mas.
Qual é o certo: mas ou mais?
Mais é um advérbio de intensidade que também indica quantidade e que se opõe a menos! Por exemplo:
Quanto mais eu estudo, menos dúvidas eu tenho!
Mas é uma conjunção que indica oposição e é sinônimo de porém. Por exemplo:
Eu estudo muito, mas não consigo entender.
Não é preciso decorar muitas regras gramaticais para fixar essa diferença. Na hora da dúvida, pense o seguinte: posso substituir a palavra por “menos” ou por “porém”? Se a resposta for “menos” (lembrando que o sentido será o oposto), use “mais”; se for “porém”, use “mas”.
Se ainda restar dúvidas, deixe aqui seu comentário! 😉
QUEM ESCREVE?
Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara. Ela é também Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na Unesp/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pelas revisões da Letraria.