Como se escreve: às vezes ou as vezes? Na fala, as duas pronúncias são parecidas, mas na grafia e no significado, elas são diferentes. Na grafia, a primeira expressão contém crase e a segunda não. Vejamos o porquê.
Assim como já explicamos em outros textos aqui do blog, as duas formas estão gramaticalmente corretas! Porém, antes de optar por uma delas, entenda quando cada uma faz sentido e em qual contexto deve ser usada. Assim, você vai conseguir se comunicar de forma eficiente e autônoma, passando a mensagem que deseja.
A expressão “às vezes“, com crase, é sinônimo de “em algumas vezes“, “por vezes”, “durante algumas vezes”. Ou seja, ela se refere a uma recorrência de vezes durante certo tempo, já que é uma locução adverbial temporal.
Por outro lado, a expressão “as vezes“, sem crase, tem sentido parecido com “as ocasiões“, “as situações”. Aqui temos apenas o artigo “as” e o substantivo “vezes”, como em “as pessoas”.
Há também a expressão “fazer as vezes de“, que é grafada sem crase e acompanhada do verbo “fazer” e da preposição “de”. Nesse caso, o sentido é de substituição, de servir para a mesma finalidade.
Vejamos alguns exemplos
Às vezes, vale a pena relembrar algumas regras gramaticais.
Todos nós cometemos erros de português às vezes.
Todas as vezes que você tiver dúvidas, acesse nosso blog.
Quero que você comente as vezes que não entendeu nossa dica.
Esse blog faz as vezes de um livro de gramática.
Porém, nenhum texto consegue fazer as vezes de um bom professor.
Afinal, qual é o correto: às vezes ou as vezes?
As noções de certo e errado podem ser relativas na língua portuguesa, pois é preciso considerar a mensagem que se quer passar. Se o sentido pretendido for o de tempo, de duração, a expressão gramaticalmente correta é às vezes. Porém, se o objetivo for falar de situações e ocasiões, o certo é se usar “as vezes”, sem crase.
Assim, espero que agora você saiba como se escreve: às vezes ou as vezes? 😉
QUEM ESCREVE?
Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara. Ela é também Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na Unesp/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pelas revisões da Letraria.