Nesse texto, vamos falar sobre uma dúvida muito frequente que é o uso de -AM ou -ÃO. Ou seja, devo dizer mudaram ou mudarão? O correto é voltaram ou voltarão? Ou ainda: como sei quando usar perderam ou perderão?
Qual é a diferença?
A diferença entre as duas formas é muito simples e decisiva: uma está no passado e a outra está no futuro. Em outras palavras, -AM é passado (pretérito perfeito) e -ÃO é futuro (futuro do presente). Isso vale para todos os verbos regulares!
Outros exemplos
No caso dos verbos a seguir, a lógica é a mesma: passado/futuro. Por exemplo: permaneceram/permanecerão, subiram/subirão, perderam/perderão, chegaram/chegarão, ficaram/ficar]ao, falaram/falarão.
Como memorizar a diferença entre MUDARAM ou MUDARÃO?
Uma forma de memorizar essa diferença é pensar que no futuro podemos dizer tanto “vão voltar” quanto “voltarão”, “vão mudar” quanto “mudarão”. Portanto, é só você lembrar que o -ÃO de “vão” indica o futuro.
Esse texto foi escrito por Fernanda Massi, que é responsável pela equipe de revisão da Letraria. Ela tem formação em Letras, com mestrado e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa e Pós-doutorado em Linguística Aplicada. Fernanda foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e orientou trabalhos de conclusão de curso e de iniciação científica. Além disso, ela trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras, em 2004, e já revisou inúmeros trabalhos de diversas áreas.
2 Comentários. Deixe novo
[…] outros textos, já vimos que duas formas podem existir, por exemplo, mudaram e mudarão. Porém, no caso de nada a ver ou nada haver, somente uma delas está […]
[…] outros textos, já vimos que duas formas gramaticalmente diferentes podem existir, por exemplo, mudaram e mudarão. Nesse caso, tanto precisar de quanto precisar estão corretas, porém, precisamos saber as regras […]