“A mala maluca da vovó Zenilda” na Base Nacional Comum Curricular! Conheça esse premiado projeto

“A mala maluca da vovó Zenilda” é um projeto desenvolvido pela professora Ellen de Paula Moreira Abreu que vem conquistando muitos prêmios! O trabalho começou a ser desenvolvido pela professora, em 2017, para alfabetizar seus alunos do segundo ano da Escola Municipal “Santos Dumont”: “Nossa proposta era resgatar brinquedos e brincadeiras para que as crianças pudessem compartilhar momentos agradáveis”. Em 2018, Ellen publicou a história em um e-book gratuito, disponibilizado para download neste link.

Além da versão digital, “A mala maluca da vovó Zenilda” também se transformou em um livro físico, em 2018, que ajudou a professora Ellen a fazer sua contação de histórias por todo o Brasil. Acompanhada da vovó Zenilda, a professora Ellen leva a mala maluca nas escolas e deixa as crianças (e os adultos também!) super curiosas para saber o que vai sair de dentro da mala! Ellen já percorreu mais de 40 escolas públicas e privadas, além de creches da rede municipal, cursos de graduação e pós-graduação por todo o Brasil. Ellen recebe convites frequentemente para levar a vovó e sua mala maluca para outras instituições. Quem quiser contatar a professora Ellen para conhecer essa história pode entrar em contato com ela em sua página do Facebook. Para as escolas e creches públicas, a professora doa um exemplar do livro “A mala maluca da vovó Zenilda” quando faz a contação.

Em 2018, Ellen de Paula Moreira Abreu ganhou Destaque no “Prêmio Professores do Brasil” – MEC e foi entrevistada pela TV Integração, de Juiz de Fora. Veja o vídeo aqui!

Neste ano de 2019, o trabalho realizado pela professora passou a ser divulgado como proposta de atividade na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC), o que deixou Ellen muito surpresa e, ao mesmo tempo, orgulhosa! “Todas as atividades foram desenvolvidas antes mesmo de termos o livro” e elas já estão estruturadas de acordo com a BNCC. Qualquer professor pode ter acesso gratuito a esse conteúdo e reproduzir as atividades que Ellen desenvolveu com sua turma!

Se você quer saber mais sobre esse projeto, leia a descrição completa aqui:

O livro “A mala maluca da vovó Zenilda” está à venda para todo o Brasil nesse link:

A mala maluca da vovó Zenilda (Livro para alfabetização)

Ellen, muito obrigada por toda a sua colaboração para melhorar a educação de nosso país! Você é uma inspiração para muitos professores, parabéns!

4 Comentários. Deixe novo

  • Tereza Cristina de Oliveira Gomes
    28/05/2019 21:07

    Parabéns por este projeto lindo! Você merece todo sucesso do mundo! Estarei esperando Vovó Zenilda aqui no Nordeste, com a sua mala maluca para encantar a todos!

    Responder
    • Ellen De Paula Moreira Abreu
      01/06/2019 16:40

      Olá Tereza Cristina será um prazer poder conhecer as crianças do Nordeste. Quem sabe sairemos daí com uma nova história, com os modos de brincar dessa maravilhosa cultura 😍

      Responder
  • Natália Aragão Ribeiro
    29/05/2019 11:56

    Parabéns Ellen! Que venha mais e mais anos de sucesso. Deus te abençoe e te cubra de graça. A mala maluca da vovó Zenilda tem muitas e várias histórias para contar..

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pichirín-bonbon: uma fábula que vai aguçar a imaginação das crianças
Como fazer citação de acordo com a ABNT?