Como inserir figuras no texto acadêmico?

Já falamos em outro texto aqui do blog, sobre a diferença entre tabela e quadro. Hoje vamos te explicar como inserir figuras no seu texto acadêmico.

O primeiro ponto importante é você avaliar a necessidade de inserir uma figura em seu TCC, sua dissertação ou sua tese. Dependendo do assunto e da área de estudo, talvez não haja necessidade de ilustrar sua explicação. Por exemplo, se você está estudando um livro, mas não analisou nenhum elemento da capa em seu texto, é desnecessário colocar uma imagem da capa do livro.

Porém, essa decisão cabe a você, que é o(a) autor(a) do texto. É você quem decide se vai colocar ou não as figuras, mas, se optar por colocá-las, lembre-se de seguir as normas da ABNT.

Todas as figuras que você trouxer no texto precisam de uma legenda e uma fonte, ou seja, você precisa indicar o título da figura e seguir a sequência numérica.

Por exemplo: Figura 1 – Bactérias encontradas em recipiente. Essa legenda aparece na parte superior da figura e a fonte na parte inferior, dessa forma: Fonte: Autor (1975, p. XX). Se você tiver retirado a figura de um site, deve indicar o link completo e não colocar apenas Google, por exemplo.

Para indicar a fonte, você vai seguir a mesma regra das citações. Se você retirou a figura de outro texto, deve indicar o autor, o ano e a página da citação.

Preciso criar uma lista de figuras?

Se o seu texto tiver mais do que cinco figuras, é recomendável que você crie uma lista de figuras. Para isso, você vai seguir a numeração e a legenda das figuras que está no corpo do texto, copiá-las em uma lista e indicar a página onde aparece cada figura. Sugerimos que você crie uma tabela para manter o alinhamento e depois apague as bordas da tabela. Na primeira coluna você coloca a numeração (Figura 1 – ); na segunda, o título da figura e na terceira, a página.

Posso editar uma figura?

Editar uma figura pode ser um caminho perigoso. Se você fizer edições que alterem o que estava representado na figura, pode se comprometer por ter usado a imagem de forma indevida. Porém, se você quiser fazer ajustes de cor e de resolução, mantendo o conteúdo da figura, não há problema.

Veja que esse é o mesmo princípio da citação: você não pode alterar o conteúdo, mas pode formatá-lo de outra maneira. 😉

Gostou desse texto? Deixe sua opinião nos comentários. 💜

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na UNESP/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na UNESP e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pela equipe de revisão da Letraria.

1 Comentário. Deixe novo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como ou por exemplo?
O que é DOI? Para que serve? Como conseguir?