Como inserir DOUTORADO no Lattes?

Nesse texto, vamos te explicar como inserir doutorado no Lattes. Muitos autores só atualizam seu Lattes quando os prazos estão apertados e, na correria, acabam se atrapalhando ou até esquecendo de registrar uma publicação ou formação. Por isso, nossa primeira dica é que você mantenha seu Lattes atualizado e insira os cursos assim que começá-los. Mesmo que o doutorado ainda esteja em andamento, você pode colocar os dados no Lattes.

Quais dados eu preciso?

A primeira informação importante é o tipo de curso que você vai inserir no Lattes. Ou seja, trata-se de um curso de Formação acadêmica/titulaçãoPós-doutorado e/ou livre-docência ou Formação complementar?

Neste texto, falaremos sobre os cursos de Formação acadêmica/titulação. Veja na imagem quais são as opções:

Como inserir doutorado no Lattes?

Já na primeira tela, você seleciona Doutorado e, em seguida, indica se o tipo é normalsanduíche, co-tutela ou co-tutela/sanduíche. Na co-tutela, há um co-orientador e o sanduíche é quando você faz parte da pesquisa no exterior.

A instituição e o curso você precisa buscar nas opções. Caso não encontre, você pode Cadastrar nova instituição ou Cadastrar novo curso. Na sequência, você preenche as informações sobre data: ano de início, ano de conclusão e mês/ano de obtenção do título.

Você também precisa indicar se teve ou não bolsa, qual foi a agência financiadora e quais são os dados do seu trabalho final. Ou seja, no doutorado, você produziu uma tese e deve indicar o título, o orientador, o co-oerientador (se houver) e as palavras-chave.

Como ter certeza de que funcionou?

Por fim, você precisa acessar os ⚠ Avisos (em amarelo na tela inicial) e clicar em “Existem alterações realizadas em seu currículo que ainda não foram enviadas ao CNPq.”. Na caixa de diálogo que abrir, você deve selecionar “Li e estou de acordo com a declaração acima” ✅ e “Autorizo a publicação da versão em inglês do meu currículo” ✅. Em seguida, clique em Enviar ao CNPq. Pronto, agora seu currículo Lattes está atualizado!

Não tenha medo do Lattes!

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Ela é também Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pelas revisões da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como inserir MESTRADO no Lattes?
Como indicar a fonte das TABELAS?