Como indicar a fonte das FIGURAS?

Nos textos acadêmicos, você pode inserir figuras desde que elas estejam relacionadas ao assunto. Porém, é importante sempre indicar o título da figura e a fonte. Neste texto, vamos te explicar como indicar a fonte das figuras.

De onde vieram as figuras?

Para indicar a fonte das figuras, você precisa dizer onde as encontrou. Assim como as citações diretas, as figuras podem ser retiradas de outros textos. No entanto, você precisa trazer a indicação completa, incluindo autor da obra, ano e página. Depois, precisa inserir essa obra citada na lista final de referências.

Lembre-se de inserir figuras com boa resolução em seu texto para não prejudicar a qualidade das imagens. Por isso, sugerimos que você não faça printscreen de outros textos, pois dificilmente a qualidade fica boa. Procure sempre a imagem original no Google, digitando a fonte de onde ela foi retirada. Muitas vezes, você também pode clicar com o botão direito do mouse na imagem e escolher a opção “salvar como imagem”.

Como formatar a fonte das figuras?

A fonte das figuras vai depender de onde você a retirou. Se ela estava em outro texto, veja se o autor criou aquela figura ou se ele também a retirou de um terceiro texto. No primeiro caso, você vai indicar a fonte como faz em uma citação direta: Massi (2009, p. 24). No segundo caso, seria um apud, ou seja, citação de citação. Porém, é mais indicado buscar a fonte original.

Caso você mesmo tenha feito aquela figura, a expressão correta a se usar é Elaboração própria. Isso ocorre se a figura for uma fotografia que você tirou ou um esquema que você desenhou.

Em todos os casos, você deve inserir a palavra Fonte: (com inicial maiúscula, em negrito, seguida de dois pontos) na parte inferior da figura. Na sequência, escreva o nome do autor. Por exemplo: Fonte: Massi (2009, p. 24) ou Fonte: Elaboração própria.

Todas as figuras devem ter título e a indicação da fonte.

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi fez Mestrado e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa na Unesp/Araraquara. Assim que terminou o doutorado, foi professora na Unesp e na UFSCar.  Nesse período, deu aulas de Leitura e Produção de Textos e Metodologia do Texto Científico. Também orientou TCC e iniciação científica. Em seguida, fez Pós-doutorado em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Atualmente, Fernanda é a responsável pelas revisões da Letraria. Ela também alimenta este blog e o canal do YouTube com dicas de ABNT e português.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como indicar a fonte das TABELAS?
Como indicar a fonte dos QUADROS?