Cheque ou xeque?

Como se escreve: cheque ou xeque? Com “ch” ou com “x”?
Na fala, as duas pronúncias são parecidas, mas na grafia e no significado, elas são diferentes. Vejamos o porquê.

Assim como já explicamos em outros textos aqui do blog, as duas formas estão gramaticalmente corretas! Porém, antes de optar por uma delas, entenda quando cada uma delas faz sentido e em qual contexto deve ser usada. Assim, você vai conseguir se comunicar de forma eficiente e autônoma, passando a mensagem que deseja.

A palavra “cheque“, com “ch”, se refere àquele documento de papel, emitido por um banco, que funciona como uma ordem de pagamento. Embora não seja mais tão comum nos dias de hoje, o cheque ainda é utilizado e aceito em alguns estabelecimentos. Além disso, a palavra “cheque” pode ser a terceira pessoa do singular do verbo “checar” no imperativo, ou seja, no modo verbal que expressa uma ordem ou desejo. Nesse caso, ela é sinônimo de “verifique”, como no check do inglês.

Por outro lado, usa-se com menos frequência a palavra “xeque“, com “x”. Ela indica um risco, uma situação perigosa como a do xeque-mate no jogo do xadrez. Isto é, o xeque-mate é a última jogada do xadrez, quando não há mais escapatória para o rei, a peça principal… Para memorizar, podemos lembrar que a palavra “xadrez” também é escrita com “x”.

Vejamos alguns exemplos corretos

Estou sem limite no cartão de crédito, você aceita cheque?
Seu cheque voltou porque você não tinha saldo na conta.

Por favor, quero que você cheque se todos os alunos vieram.

Ela deu a ele um xeque: matar ou morrer.
A falta de verba deixou a pesquisa em xeque.

Afinal, qual é o correto: cheque ou xeque?

As noções de certo e errado podem ser relativas na língua portuguesa, pois é preciso considerar a mensagem que se quer passar. Se o sentido pretendido for o de “forma de pagamento” ou o de “verificar”, a palavra gramaticalmente correta é “cheque”. Porém, se o objetivo for falar de uma situação perigosa, o certo é se usar “xeque”, com “x”, como no jogo de xadrez.

Assim, espero que agora você saiba como se escreve: cheque ou xeque? 😉

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Unesp/Araraquara. Ela é também Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na Unesp/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pelas revisões da Letraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como marcar títulos de textos segundo a ABNT?
Acordo ortográfico: acentuação das paroxítonas