Como não cair em golpe de e-mail?

Provavelmente você já recebeu um e-mail de cobrança, dizendo que sua conta seria bloqueada, que havia um boleto para você pagar, que você tinha recebido alguma multa ou que você tinha uma quantia em dinheiro para receber. Hoje, vamos te dar algumas dicas para você não cair em golpe de e-mail.

Como age o golpista?

Geralmente, esse golpe é aplicado despertando a sua curiosidade para entender o que está acontecendo. Assim, você recebe uma mensagem misteriosa, sem muitos detalhes, e quer verificar a veracidade. Para isso, você precisa clicar em algum link ou abrir o arquivo anexo.

Vamos analisar uma mensagem?

Nesse caso ao lado, o assunto da mensagem já desperta nossa curiosidade: “Notificação emitida Q9K1c3CLIP”. O fato de a notificação já ter sido “emitida” alerta nossa pressa em abrir a mensagem. O código da notificação é ainda mais misterioso, mas lembra uma multa de trânsito.

Porém, não há nenhuma explicação sobre qual foi a infração que cometemos. Para isso, nós precisamos abrir o arquivo anexo usando a senha “000”. Sabemos que alguns arquivos em PDF possuem um código para serem lidos, porém, a senha “000” pode gerar desconfiança devido à sua simplicidade.

Analisando o remetente da mensagem, “jacksonlewis7777@gmail.com”, vemos que existe um nome próprio com sobrenome e mais um código suspeito “7777”. Além disso, trata-se de um e-mail do provedor “gmail.com”. Se fosse um e-mail institucional, o que aparece depois do @ seria algo do tipo “detran.sp.gov.br”.

Vejamos mais um caso…

Nesse exemplo, o golpista foi mais sofisticado e já enviou o QR code para que você faça o PIX. O QR code é apenas uma imagem que te leva a um link, ou seja, qualquer pessoa pode gerar o QR code a partir de um link falso ou a partir de sua própria conta bancária.

Outro ponto que nos chama a atenção é o logotipo da empresa “pagali”. Para que essa informação seja verdadeira, você precisa ter feito uma compra nesse valor exato e ainda não ter pago por ela, o que é muito difícil acontecer. Geralmente, o QR code de pagamento aparece no próprio site das lojas no momento da compra.

Vejamos também que o e-mail chegou às 09:44 e o QR code expira às 14:44. Esse é mais um indício de golpe, já que o PIX por QR code em lojas on-line dura apenas alguns minutos.

Como descobrir que se trata de um golpe?

Para ter certeza de que a notificação recebida é real, você pode verificar os elementos que analisamos acima (remetente, provedor, estabelecimento, valor da compra) e também pesquisar se o órgão que está te cobrando te enviaria um e-mail ou entraria em contato de outra forma.

Citamos o Detran como exemplo justamente porque as multas de trânsito não chegam por e-mail. Elas aparecem no licenciamento do veículo. Cobranças de banco também não chegam por e-mail, já que o banco tem o poder de fazer o débito diretamente em sua conta.

Não caia mais em golpes

Agora que você já aprendeu a identificar os elementos da mensagem, não cairá em golpe quando receber e-mail de cobrança, boleto ou PIX para pagar, uma multa ou algo do tipo. 😉

QUEM ESCREVE?

Fernanda Massi é Mestra e Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara. Ela é também Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Foi professora de Leitura e Produção de Textos na UNESP/Araraquara e na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesse período, orientou trabalhos de conclusão de curso (TCC) e de iniciação científica. Fernanda trabalha com revisão de texto desde o início da sua graduação em Letras (2004) e é também a responsável pelas revisões da Letraria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como fazer CITAÇÃO INDIRETA?
Como inserir PODCAST no Lattes?