3 anos de Letraria!

A Letraria surgiu, no final de agosto de 2013, com o propósito de prestar serviços de revisão e normatização de textos, transcrição de áudio e vídeo e traduções e versões nas línguas inglesa, espanhola e francesa. Esses serviços eram nossa prioridade, pois já tínhamos uma vasta experiência na área.

Logo no primeiro ano de existência, revisamos muitas dissertações, teses e monografias de diferentes instituições (Uniara, Unip, UNESP, UFScar, USP, UFSC), elaboramos muitos abstracts, résumés e resúmenes (contando com a colaboração de professores nativos nos três idiomas) e transcrevemos diversas entrevistas.

No início do segundo ano, recebemos o convite da Me Parió Revolução para uma parceria de sucesso: a publicação do e-book Onde estaes Felicidade?, que reúne textos da consagrada escritora negra Carolina Maria de Jesus e de acadêmicos que estudam sua obra, entre eles, as organizadoras Maria Nilda de Carvalho Motta (Dinha) e Raffaela Fernandez. Só no site da Letraria, esse e-book já teve mais de 3500 downloads!

Essa experiência nos deu confiança para transformar a Letraria em uma editora e as publicações vieram com força total em 2015. No início do ano, publicamos Fenômenos linguísticos: a língua como ela é, organizado por Fernanda Massi, com textos dos alunos do primeiro ano de Letras da UNESP/Araraquara.

Alguns meses depois, foi a vez de Introdução aos estudos clássicos na era digital do terceiro milênio, organizado por Anise D’ Orange Ferreira, com textos de importantes pesquisadores internacionais, traduzidos por Ana Luiza Iaria e Caio Vieira dos Reis Camargo.

Desumanização na literatura, organizado por Fernanda Massi e Patrícia T. Nakagome, também foi publicado neste ano com uma coletânea de textos sobre diferentes processos de desumanização nos mais diversos objetos literários

Após a realização do CINELI – Congresso Internacional Estudos de Léxico e suas Interfaces, na UNESP/Araraquara, os textos completos foram publicados em três e-books Léxico e Cultura, Léxico e Ensino e Variedades do Léxico, organizados pelos professores Cristina Martins Fargetti, Odair Luiz Nadin da Silva, Clotilde de Almeida Azevedo Murakawa e Anise D’Orange Ferreira. O sucesso dessas publicações nos levou a elaborar a versão impressa de Léxico e Cultura Léxico e Ensino, que estará disponível em breve.

Encerrando o ano de 2015 e expandindo nossa linha editorial, publicamos Nos bastidores da ciência: conhecendo o trabalho do cientista, organizado por Jane Raquel Silva de Oliveira e Gabriela Belini Gontijo, para ser um material educativo voltado aos alunos dos anos finais do ensino fundamental ou alunos do ensino médio.

Em 2016, foi publicado nosso primeiro e-book de literatura: Cores, de Leandro Rodrigues Guedes, que reúne poesias dos pseudônimos Alexandre Soares e Nico Matense.

Ainda em 2016, publicaremos mais duas coletâneas de extrema relevância no meio acadêmico: Diálogos brasileiros no estudo de gêneros textuais/discursivosPsicologia organizacional e do trabalho e orientação profissional na formação do psicólogo. Todos os nossos e-books estão disponíveis para download gratuito (http://www.letraria.net/site/editora/), pois acreditamos que o conhecimento deve ser compartilhado e acessível a todos. Juntos, os 9 títulos publicados já tiveram quase 7.000 downloads!

Além da editoração de e-books, também cuidamos da editoração de revistas científicas, entre elas, a Revista do Gel e a Revista Estudos Linguísticos, ambas pertencentes ao Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL).

Agradecemos a todos que fazem parte de nossa história e que nos ajudam a continuar crescendo e nos aprimorando a cada dia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Como elaborar um projeto de pesquisa?
I JORNADA LEITURA E LEITORES NA CONTEMPORANEIDADE