Neste texto, vamos te explicar as diferenças e as semelhanças entre tabela e quadro segundo as normas da ABNT. Essa regra vale para qualquer tipo de trabalho acadêmico: projeto de pesquisa, artigo científico, TCC, dissertação de mestrado, tese de doutorado…
Basicamente, existem duas diferenças principais entre tabela e quadro: uma relacionada ao conteúdo e outra relacionada à forma.
DIFERENÇAS
No que diz respeito ao conteúdo, a tabela trabalha com dados quantitativos (números, valores, porcentagens, estatísticas) e o quadro traz dados qualitativos (ideias, informações, resumos, títulos).
Isso não significa que se você usar números, obrigatoriamente, estará fazendo uma tabela. É preciso avaliar a abordagem que está sendo trazida. Vejamos um exemplo a seguir.
Para listar os gêneros textuais trabalhados em sala de aula a cada ano, é possível fazer um quadro, pois o foco são os gêneros (dados qualitativos) e os números não representam quantidades, ou seja, não são dados quantitativos.
Se nesse mesmo exemplo acrescentarmos uma coluna para indicar a quantidade de livros lidos de cada gênero, passamos a ter uma tabela, pois o foco da abordagem agora é quantitativo.
Em relação à forma, a diferença entre o quadro e a tabela pode ser visualizada nos exemplos acima: o quadro tem todas as bordas fechadas e a tabela tem as laterais abertas. No Word, você acessa esse recurso em “Design” > “Bordas”.
SEMELHANÇAS
Uma característica comum ao quadro e à tabela é a necessidade de uma legenda, composta pelo número do quadro ou da tabela e por seu título (como nos exemplos acima: Quadro 1 – Gêneros textuais em sala de aula e Tabela 1 – Livros lidos por gênero). Além disso, é preciso inserir a fonte de onde esse quadro ou essa tabela foram retirados. Quando o quadro ou a tabela forem retirados de outro trabalho, a fonte é inserida como uma citação: autor, ano e página (veja outro post sobre citação aqui).
Agora, se você tiver adaptado a tabela de outro trabalho, deve inserir a expressão “Adaptado de”, seguida do(a) autor(a) da obra e do ano de publicação (como no exemplo da Tabela 1 acima). Se você for o(a) autor(a) do quadro ou da tabela, basta escrever “Elaboração própria” (como no exemplo do Quadro 1 acima).
Lembre-se: tanto na tabela quanto no quadro, a proposta é fazer uma comparação, um confronto entre as informações, por isso, não faz sentido quebrar a tabela ou o quadro em mais de uma página.
LISTAS
Outra necessidade em trabalhos acadêmicos mais complexos (TCC, dissertação e tese) é a lista de quadros e a lista de tabelas, que devem ser inseridas no início do trabalho, antes do sumário, contendo: número da tabela e do quadro, título e página onde eles aparecem. Por exemplo:
Enfim, embora seja simples fazer tabelas e quadros, essa tarefa é trabalhosa, pois há vários detalhes. Portanto, pense bem se os dados que você está inserindo em um quadro ou tabela têm mesmo a necessidade de aparecerem dessa forma… evite fazer um texto na vertical, um texto tabeludo ou um texto enquadrado… 😉
Fernanda Massi é Pós-doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP, Doutora e Mestra em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP/Araraquara e coordenadora da equipe de revisão e normatização da e-ditora Letraria.
Deixe suas dúvidas nos comentários!
13 Comentários. Deixe novo
A pouco tempo descobri que existia a diferença entre tabela e quadro, pois até então achava que se tratava da mesma coisa, e achei super interessante essa diferença pois ajuda a quem está lendo a qualquer tipo de trabalho acadêmico a indentificar se está se tratando de uma pesquisa quantitativa ou qualitativa e entender melhor o resultado da pesquisa também. Mais como a maioria das pessoas não sabem a diferença seria de grande valia implementar esse tipo de conhecimento nas escolas e não somente quando se já está no ensino superior, porque esse tipo de informação ajudaria até mesmo quando fosse fazer provas do vestibular.
Exatamente, Lorena! 👏👏
Veja o vídeo do YouTube que preparamos para explicar essa diferença: https://www.youtube.com/watch?v=y2E_l8BJVe4&t=3s
Caso os dados a ser dispostos em um trabalho de TCC devam aparecer em quadro, mas são muitas informações, ou seja vai ultrapassar mais que uma pagina, como deve ser procedido?
Olá, Edinéia! Obrigada pela pergunta. 💜
Nesse caso, sugerimos que você consulte as normas de publicação da sua universidade/faculdade para verificar se você pode quebrar o quadro, deitar a página ou se será preciso reduzir as informações. O ideal é que todas as informações sejam dispostas na mesma página. 😉
Veja o vídeo do YouTube que preparamos para falar sobre tabela e quadro: https://www.youtube.com/watch?v=y2E_l8BJVe4&t=3s
Olá, gostaria de saber pq existem tabelas que as bordas só tem no titulo e no total?
Olá, Aline!
Obrigada pela pergunta. 💜
A norma da ABNT orienta que as tabelas tenham somente as laterais internas (sem as bordas laterais) e que os quadros tenham todas as bordas fechadas (internas e externas).
Veja esse vídeo em nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=y2E_l8BJVe4
Excelente explanação!
Obrigada! Conheça também nosso canal no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCw07LXXWVCGQI0FoeRXnDjQ 💜
[…] falamos em outro texto aqui do blog, sobre a diferença entre tabela e quadro. Hoje vamos te explicar como inserir figuras no seu texto […]
Esta informação foi muito útil. Agradeço sinceramente pela generosidade e clareza
Nós é que agradecemos seu comentário 💜💜
[…] Nos textos acadêmicos, você pode inserir tabelas para explicar melhor sua argumentação. Porém, é importante sempre indicar o título das tabelas e a fonte. Neste texto, vamos te explicar como fazer isso. Em outro texto do blog, já explicamos a diferença entre quadros e tabelas. […]
[…] e a fonte. Neste texto, vamos te explicar como fazer isso. Em outro texto do blog, já explicamos a diferença entre quadros e tabelas. […]